Nosso Diferencial

Porque Dança dos Noivos têm significado!

A iniciativa da Dança Convencional, para noivos, apresenta idéias limitadas na dança de salão brasileira ou em danças mais simples com base na zumba, fitness dance, funk ou até mesmo em danças atuais de vídeo-dancer’s engraçados, a fim de que o casal dance no casamento pelo simples intuito de divertir, animar e fazer graça aos convidados. E não estaria errado, se estivessemos pensando sob um ponto de vista da dança num senso geral, contudo, o propósito da dança do casamento não é o mesmo que o da dança para entretenimento, é isso que precisa ser entendido.

Existe um abismo de três palavras que separam a dança convencional da Dança Cerimonial chamados: TRADIÇÃO, DECORO & PRIMOR. Ao mesmo tempo, existe uma linha muito tênue que pode facilmente confundir essas duas categorias de dança e fazer com que uma coisa aconteça na hora da outra, a função de um profissional da área cerimonial é ajudar o casal a distingui-las para que não caia no engodo.

Por essa razão a iniciativa Núcleo para dança cerimonial tem uma visão tão ampla e diferente do que demais profissionais. Porque começamos pelas vogais do assunto e estudamos primeiro o sentido do casamento,  em seguida o propósito de se dançar e, por fim, as danças e coreografias mais adequadas a tudo. Antes de mais nada, deve-se pensar nos pontos principais a serem analisados para esse momento tão importante chamado, CERIMONIAL DA PRIMEIRA DANÇA.

alex-nosso-diferencial

5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER e avaliar antes de definir o que dançar no casamento:

1° A dança do seu casamento não é só uma dança, então a mensagem é muito importante. Pergunte-se: Que mensagem eu quero transmitir para os meus convidados com a dança? Amor, alegria, paixão, felicidade, realização…etc. Sem um propósito não se chega a lugar nenhum. Um casal, se resolve se casar, é porque tomou uma importante decisão, ou seja, a partir daquele momento irão seguir um propósito em comum e, por um grande evento, decidem fazer esse anúncio se usando de vários simbolos, que vão desde o tipo da cerimonia ao tema da festa. A dança dos noivos está conjugada nesses simbolos, por isso, a mensagem que ela vai transmitir a corte de convidados e a familia é muito importante, pois tem que estar de acordo com o que o casal espera  para sua história juntos;

 Musicas do presente nem sempre são eternizadas para o futuro. Sua dança ficará para a eternidade, então cuidado com a ideia de músicas do momento ou da moda. Seu casamento foi feito para durar a vida inteira e ser eterno, essa mesma lógica deve ser seguida quanto musica que será escolhida para representa-los na sua dança. Há músicas que podem se tornar, ou já se tornaram eternas e há musicas que durarão apenas um verão. Cuidado para que a escolha da música do seu casamento não se torne algo ultrapassado, ou até cafona, e lá na frente você venha a se arrepender;

 A Dança dos Noivos, antes de mais nada, é um simbolo de fraternidade. Lembre-se, no momento do cerimonial da dança, vocês estarão em primeiro lugar representando seus familiares e a beleza da união dessas duas famílias. Enquanto dançam juntos entrelaçados harmonicamente nos braços um do outro, vocês mostrarão que estão prontos para serem um e fazer com que essas familias também se tornem uma, formando assim uma nova família.

 Honrar os Pais na Dança faz parte do que é se dançar no casamento. Antes que qualquer convidado, seus pais e familiares mais queridos que lhe antecederam e também aqueles que lhe antecederão, como filhos e sobrinhos, estarão assistindo você. Portanto, muito respeito por eles e cuidado com tipo de dança que você irá expor. O Vanerão, Arroxa, Funk e “Funknejo” nunca devem ser uma opção!

 Diga não a “Valsa Maluca”. Parece bacana, fácil, moderno e divertido, mas infelizmente não é bem assim. A junção de diversas músicas aleatórias sem nenhum sentido uma com a outra, acaba não dizendo nada e a construção e reconstrução das poses ficam extremamente difíceis, poluídas e mal acabadas para as fotos, além da dança parecer infantil e confusa para quem assiste. Sua Dança tem que surpreender e encantar os seus convidados e não os divertir, o divertimento da festa já está garantido pelas várias atrações já contratadas para o seu casamento. Essa tarefa não cabe e jamais deve caber aos noivos. Fiquem atentos, se lhes oferecerem “Valsa Maluca”, diga não!

Não precisa inventar o que já está pronto!

wivian_site2O Vestido e demais particularidades…

Por conta disso, citamos que a dança tem que se adequar ao tema e propósito do seu casamento e, principalmente, se adequar a  indumentária do casal.

Dependendo do ritmo escolhido e da transição  de movimentos que a música pede, o vestido da noiva pode ser prejudicado e o casal pode acabar se atrapalhando, infelizmente. A dança é um momento em que a noiva mostra a todos o quanto o vestido que ela escolheu é lindo e a dança escolhida pode engrandecer ou empobrecer essa peça.

Outro ponto é que, quando pensamos em um casamento, um dos principais fornecedores a serem pensados são os fotógrafos, todos os noivos querem levar para a vida as lembranças desse momento tão importante, logo sua dança tem que estar nestas lembranças. Portanto para que fotos e filmagens saiam perfeitas é muito importante que a dança seja detalhadamente planejada.

Um pouco de História…

Quando começamos a montar nosso método de ensino, vimos a dificuldade de entregar coreografias em um corpo leigo por meio da tecnica dança de salão convencional, pois a proposta de corpo trabalhado pelos professores de dança, principalmente no brasil, hoje, é fora do contexto quanto a linhas e braços, para uma dança clássica de noivos, o foco das danças latinas são pelativas e estão mais ligadas ao contato corpo a corpo. O que, trajado com um vestido de Noiva e Fraque, além de inviável, fica inadequado para o momento.

Foi avaliando todas as particularidades e problemáticas que envolvem a dança do casamento, desde a simbologia histórica, figurino e corpo adequado, que chegamos a conclusão de importar e desenvolver uma nova proposta. E por meio de pesquisas fora do Brasil, vendo outras bases coreográficas que chegamos a conclusão de introduzir o Ballroom Dance Europeu como um dos pilares de nosso método de trabalho. Após alguns anos de estudos encontramos na Europa os estilos certos quanto a ritmo e com técnicas e desenvolvimento corporal que fossem elegantes e ricos o suficiente, para assim chegarmos ao Ballroom Dance para o casamento. Meia década de aprimoramento depois, nos aliando a essa modalidade histórica de dança, nossa visão abriu e foi daí que notamos que não precisávamos “inventar a roda” ela já estava pronta e perfeita para espetáculos era só  lapidar e dar direcionamento.

As vezes custa anos de aperfeiçoamento para perceber que podemos mudar a nossa vida em apenas um instante…”

Bruno Arcanjo

Foram 8 anos de trabalho duro até que nascesse dentro do nosso laboratório artístico de criação a categoria DANÇA CERIMONIAL, composta somente de ritmos Balroom Dance adequados para casamentos e podendo ser trabalhados com qualquer tipo de música. E, muito pouco tempo depois, nasceu o método de ensino para COREOGRAFIA CERIMONIAL, coreografia direcionada e pensada para seguir todo conceito, classe, decoro, primor e tradição da cerimônia de casamento, direcionando os casais a uma dança única e inesquecível aos olhos de todos, podendo ser executada plenamente por qualquer um, mesmo que nunca tenha dançado antes.

A formula de construir sonhos enfim estava pronta, da-lí era só seguir e contar a todos nossa grande descoberta.

Para o Núcleo, sua coreografia pode ser alegre e diferente, mas no momento certo e com a proposta certa, sem deixar de lado o real propósito da dança dos noivos no casamento.

Texto: Yara Oliveira – Bailarina, professora e Coreografa Cerimonial,
estudiosa da arte e dança de salão Europeia,
coordenadora de equipe e chefe de criação em NDN.

Em se tratando de casamentos nos tempos atuais, não há nada mais moderno do que preservar antigas tradições…”

Bruno Arcanjo

 


Quer saber mais sobre Dança dos Noivos?
CLIQUE AQUI

e venha ver de perto!


 

Facebook IconYouTube IconTwitter IconVisit Our BlogVisit Our BlogVisit Our Blog